Polidíptico para o Concelho de Vilaboa

O concelho de Vilaboa organiza no Dia das Letras um roteiro contextualizado em volta da pessoa homenageada. No ano 2016 foi Manuel Maria, de quem nos proporcionaram uma excelente fotografia em que se pode ver ao poeta em plena declamaçom enquanto uma criança, vestida com o fardo tradicional, olha para o fotógrafo com uma mistura de desconfiança e incredulidade.

Ao dispor dum material gráfico com tanta personalidade, o desenho torna-se uma tarefa simples: apenas é necessário deixar falar às imagens, e criar um suporte eficaz para o texto. Por constar o roteiro de quatro caminhos alternativos, escolhemos um formato em quatro painéis, que sendo alongado permitiu despregar a imagem como se dum poster se tratasse. Apenas uma nota de cor –tomada da própria fotografia– nos ícones indicativos de cada roteiro contrasta com o papel reciclado que seleccionamos como suporte.

Para o ano 2017, em que Carlos Casares foi o homenageado, ré-adaptamos o desenho do ano anterior utilizando de novo imagens proporcionadas polo Concelho, apoiando o desenho na força da mirada da fotografia.