eBooks para Urco Editora

A Sacauntos Cooperativa gráfica leva já tempo oferecendo às clientes que contratam serviços de auto-ediçom a possibilidade de converter o seu livro num formato digital estándar que possa ser lido em todo tipo de dispositivos — telemóveis, tablets, dispositivos de tinta eletrónica…

Nos tempos da pandemia este suporte é mais doado de distribuir e mais seguro, e mesmo em circunstâncias convencionais é um excelente complemento ao livro em papel: incluir um QR-Code neste para descarregar a versom digital permite que as leitoras levem o livro sempre consigo, por exemplo no telemóvel, e possam continuar a ler na rua ou num café o que começaram em papel na casa.

No ano 2020 levamos a cabo dous projetos ambiciosos eBooks para nosso projeto irmão, Urco Editora, ambos envolvendo desenho de capas para o conjunto duma coleçom digital e desenho do conteúdo, bem como adaptaçom para o formato ePub.

O primeiro deles foram os eLibriscos, uma coleçom de pequenos relatos tirados do seu fundo seu editorial que Urco foi disponibilizando grátis nas redes sociais durante o mês longo de confinamento do março-abril de 2020, várias vezes à semana. Esta iniciativa teve muito boa acolhida, e passado um ano da mesma leva acumuladas quase 5000 descargas.

O segundo projeto, muito mais ambicioso, foi a  Biblioteca Lovecraft Dixital, conversom eletrónica da obra completa já publicada anteriormente em papel: quinze volumes, mais de 3.000.000 de carateres, com formatos muito variáveis que iam da prosa corrida aos poemas, o ensaio ou a troca epistolar. A obra do Solitário de Providence é complexa na maqueta como o é na leitura, e o projeto representou um desafio considerável ao que a Sacauntos se orgulhece de ter dado resposta.

Diagramar eBooks nom é um processo livre de obstáculos já de seu: há que abandonar o conceito de página, de largo de linha ou mesmo de tamanho de letra, porque estes som parâmetros que a pessoa vai ajustar à sua preferência e às limitaçons do dispositivo com que esteja a ler. Em muitos aspetos assemelha-se com os problemas do design web nos inícios da Internet: cada software de leitura interpreta o código de forma ligeiramente diferente. Nalguns casos as limitaçons som dramáticas, como nom reconhecer as cursivas; noutros, mais moderadas, afetando só ao resultado estético, mas como bem sabemos a comodidade da leitura é um aspeto muito importante do design editorial, e ainda mais quando estamos a falar de ecrãs reduzidos que exigem um esforço adicional à vista.

Repara em que podes (e debes) descarregar de graça os eBooks do website de Urco Editora, e poderás experimentar o nosso trabalho muito melhor do que se pode explicar com palavras ou mostrar com imagens.